Educação inclusiva e necessidades educativas
Data
novembro
Duração
50 horas
Horário
Pós-Laboral
Formato
Presencial
Nível
II
Objetivos
- Desenvolver competências para compreender e promover a educação inclusiva, reconhecendo as necessidades educativas específicas dos formandos e os fatores que as determinam;
- Valorizar a interação entre a família e a equipa multidisciplinar para garantir um ambiente inclusivo e propício à aprendizagem.
Competências
- Diferencia os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas, compreendendo o papel de cada um no contexto escolar;
- Relaciona múltiplos fatores que podem contribuir para as necessidades educativas específicas, considerando a individualidade de cada formando;
- Utiliza práticas educativas que favorecem a inclusão e como estas podem ser ajustadas aos formandos com necessidades educativas diversas;
- Reconhece a importância de uma comunicação aberta e contínua entre a família e a equipa educativa para o desenvolvimento integral do formando;
- Trabalha em equipa multidisciplinar, coordenando ações com outros profissionais para oferecer suporte adequado às necessidades dos formandos.
Destinatários
Adultos, idade igual ou superior a 18 anos, empregados ou desempregados, que não concluíram o ensino básico (9º ano de escolaridade).