segunda-feira, 15 de maio de 2023

Professora da ETAP é finalista do Global Teacher Prize Portugal

Aniceta Neves Pena, Professora da ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal é uma das 10 finalistas do país selecionadas para a distinção da edição 2023 do Global Teacher Prize Portugal.

Também conhecido como “Nobel da Educação”, este programa pretende reconhecer o papel de quem ensina e forma os adultos do futuro. Num mundo em constante mudança este prémio pretende valorizar os professores que assumem a responsabilidade e inovam na descoberta de novos caminhos que sirvam as necessidades atuais.

Foram avaliadas 119 candidaturas de todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao terceiro ciclo e provenientes de 17 distritos do Continente e Ilhas.

A professora Aniceta Neves Pena colabora com a ETAP desde 2006 e tem desempenhado diversas funções colocando a sua liderança ao serviço da comunidade. Atualmente é Coordenadora do Centro Qualifica, Docente de Português, Área de Integração e Oficina do Conhecimento e ainda Tutora do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Farmácia.

A professora Aniceta Pena destaca-se pela promoção de uma aprendizagem ativa em equipa e assente em projetos, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. De entre muitas conquistas destaca-se a sua contribuição para a construção do plano curricular, para o sistema de tutorias bem como para a avaliação global de competências. Em 2022 o Curso Profissional Técnico Auxiliar de Farmácia, no qual é Tutora, alcançou 100% de taxa de conclusão efetiva.

A professora Aniceta é uma verdadeira embaixadora do lema da ETAP “Tocamos pessoas, transformamos vidas” e prova disso é a sua entrega diária aos alunos e à comunidade escolar, procurando sempre respostas inovadoras na educação dos jovens.

A ETAP conta com uma equipa altamente especializada de docentes, muitos deles, nas áreas técnicas de cada curso, oriundos de empresas de referência da Região.

O trabalho diferenciado dos colaboradores da ETAP tem proporcionado múltiplos reconhecimentos, como, estar posicionada em 1º Lugar no Ranking das Escolas da região de Leiria com Cursos Profissionais, em 2º lugar entre 474 escolas, a nível nacional, com a atribuição do Selo "Escola SaudávelMente” - Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão 2022-2024 e, além disso, recebeu ainda o Selo Escola Saudável – nível avançado. A ETAP foi também distinguida com o Prémio Autarquia do Ano, na Ligação entre Escolas e Empresas, devido ao seu modelo de governança, estrutura societária e tipologia de oferta formativa, onde a forte ligação com as empresas é um fator crucial no desenvolvimento da atividade. Adicionalmente, ainda obteve a melhor classificação do país com uma pontuação de 100%, entre 311 candidatos, no âmbito das candidaturas ao Centros Tecnológicos Especializados.